O momento que estamos vivendo com a pandemia de covid-19 tem promovido uma atmosfera de medo e insegurança entre as pessoas. Em situações normais, percebemos que há uma tendência que o foco das atenções prevaleça no que falta, e não no que temos de melhor e que pode promover ações importante para tomada de decisão e resolução de problemas.
O que podemos transformar em nós mesmos e no mundo se olharmos o que temos de melhor? Como podemos ampliar a consciência das pessoas sobre o que elas tem de positivo e potencializar sua performance através dessa visão dos seus principais temas de talento?
Com o objetivo de promover o autoconhecimento e o despertar do potencial para grandes realizações através da visão de seus pontos fortes na pandemia de covid-19, um time de 22 profissionais que atuam como coach, todos certificados na metodologia Clifton StrengthsFinders pela Gallup no Brasil, disponibilizou horas gratuitas para devolutivas dos resultados do assessment Clifton StrengthsFinder como forma de ampliar a visão no que cada um tem de melhor e como podemos aplicar nossas fortalezas nesse momento em que enfrentamos a grande pandemia.
O exponencial crescimento dos casos de covid-19 e a ampliação acelerada dos impactos que a pandemia traz para o mundo construiu um cenário onde pessoas vivem um momento de forte apreensão, elevadas expectativas quanto ao que presenciam no presente e o que pode acontecer no futuro, além de um aumento da tensão e potencial aumento de conflitos gerados pelo cerceamento das relações sociais.
Este cenário amplia a dificuldade de olhar o lado “cheio do copo”, perceber as oportunidades que toda crise traz e além de tudo, reconhecer em si, os pontos fortes que podem apontar para caminhos realizadores e de sucesso.
Como fazer para que as pessoas possam olhar para si e reconhecer o que tem de melhor?
Com esse contexto, encontramos uma oportunidade para utilizar elementos da Psicologia Positiva que pudessem apoiar as pessoas nesse momento caótico e decidimos apostar num projeto com a aplicação do Assessment de Pontos Fortes, Clifton StrengthsFinders. Este instrumento de autoconhecimento criado por Donald Clifton no Instituto Gallup, um dos maiores Institutos de pesquisa do mundo, traz um caminho para classificar o potencial humano em 34 áreas de atuação e produzir resultados que fazem as pessoas se conhecerem melhor e desenvolver suas habilidades.
Pensando nisso, 22 profissionais que atuam como coach, todos certificados na metodologia Clifton StrengthsFinders pela Gallup no Brasil, criaram um site denominado “Talentos Unidos” com objetivo de disponibilizar gratuitamente para qualquer voluntário interessado, uma sessão de uma hora de coaching com foco em seus 5 principais pontos fortes. A devolutiva tem como foco ampliar a consciência do respondente do assessment sobre seus pontos fortes ampliando ao máximo o potencial de ação no que temos de melhor em nós.
Inicialmente foram realizadas reuniões entre os coachs certificados com objetivo de garantir o alinhamento entre os objetivos do programa voluntário e as ações necessárias para o atingimento os resultados esperados.
Um dos fatores criticos de sucesso para a divulgação do programa foi a criação do site o uso das redes sociais, principalmente o Linkedin e Instagran, e o uso de um aplicativo para agendamento on line das sessões como demonstrado nas imagenes abaixo:
Figura1.1 – Coach Certificada em Pontos Fortes pela Gallup
Durante as sessões as pessoas trouxeram os problemas que estão enfrentando a partir da pandemia do covid-19. Dentre eles destacamos os mais citados:
· Questões ligadas ao confinamento social
· Medo de perder o emprego
· Conflitos conjugais
· Medo do desconhecimento sobre o uso da tecnologia para trabalhar
· Como manter o equilíbrio emocional com os filhos em casa o tempo todo
· Como gerenciar o tempo trabalhando em home office
· O que fazer se for contaminado pelo coronavírus
· Medo de ficar sem dinheiro
A devolutiva permitiu aos participantes compreender o poder de suas contribuições únicas para os outros, para as empresas em que atuam, para o mundo, a partir da consciência de nossa hierarquia de seus talentos.
Comments